ARTIGO

Final de Ano
img


Final de ano chegou! Nessa época, muito festiva, as pessoas tendem a parar um pouco para pensar, e avaliar tudo aquilo que ocorreu ao longo do ano que fica para trás.

2013 foi um ano muito positivo para os cartórios. Há muito tempo, a população clama por um atendimento mais ágil, moderno e eficaz. Ao longo desse ano, certas mudanças materializaram os anseios da população.

Agilidade, por exemplo, foi algo obtido nos cartórios de notas, com a recém autorizada possibilidade de confecção das cartas de sentença notariais. Ao invés de obtê-las junto ao Poder Judiciário, poderão os interessados levar o processo judicial ao cartório que, respeitados os preceitos legais, extrairá a carta de sentença num prazo extremamente curto, cinco dias, a contar da entrega dos autos no cartório.

Modernidade foi uma palavra muito utilizada nos últimos dias, ao se noticiar a emissão de certidões digitais de nascimento, casamento e óbito, pelos cartórios de registro civil das pessoas naturais. Acompanhando uma tendência já real em outros cartórios, como os de registro de imóveis, os quais já emitiam certidões de matrículas por meio digital, é agora possível obter as referidas certidões comprobatórias do registro civil, com alguns cliques pelo computador, sem ter que sair de casa.

O Poder Público, ao longo do ano, passou a valer-se cada vez mais do protesto como forma de recuperação de crédito, dando um colorido de eficácia nunca antes visto no recebimento de valores devidos aos cofres públicos. Tal eficácia é fruto de características básicas do protesto extrajudicial, sempre muito utilizado por particulares, mas agora também atuando ao lado do Poder Público, que são gratuidade para o credor e rapidez.

Por essas e outras razões, a população pode contar com os cartórios para as mais variadas necessidades de seu dia-a-dia! Os cartórios são altamente comprometidos em garantir segurança jurídica aos seus usuários, fato que ganhou notoriedade ao longo de 2013, e que certamente se desenvolverá ainda mais no vindouro 2014! Boas Festas!

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!