VARIEDADES

DG Entrevista – Gustavo Casagrande Canheu.
img


Nome Completo: Gustavo Casagrande Canheu

Profissão: Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Ibirá-SP; Professor Universitário

Data de Nascimento: 29/07/1977

Site/Redes Sociais: @gustavocanheu (instagram)

Time de Futebol: Palmeiras

Hobby: Brincar com as minhas filhas, Ana Laura e Sophia.

Uma música: My Way

Um ídolo: Na vida e nas minhas duas profissões, meu pai (Antonio Canheu Filho); no esporte, Marcos (ex-goleiro do Palmeiras e da seleção brasileira)

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

Creio que a segurança jurídica, conferida não só pela fé pública que reveste nos nossos atos, mas também pela atuação segura de profissionais do direito cada vez mais bem preparados.

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Na atual conjuntura eu destacaria a lavratura das atas notariais, que permite a pré-constituição de uma prova presumidamente verdadeira e lícita, seja de ofensas havidas em redes sociais (cada vez mais comuns), de invasões em prédios públicos ou particulares, da posse prolongada para efeito de usucapião etc. Enfim, as possibilidades são enormes.

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

Além de mudanças pontuais nos critérios e fases dos concursos de remoção, no dia a dia da atividade eu entendo que seriam bem vindas mudanças que fortaleçam a classe dos notários e registradores, com a defesa das nossas prerrogativas face a certos abusos por vezes cometidos pelos que nos fiscalizam.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

Agradeço imensamente a oportunidade de falar aos leitores deste Blog e ao colega Arthur pelo convite, e lhes digo que a atuação registral e notarial é apaixonante, nos permite o contato direto com as mazelas da população e a busca por soluções rápidas e efetivas, algo que deveria ser a premissa maior de todo o Direito. Para que os desejam ingressar em nossa atividade só tenho duas sugestões: persistam; nunca desistam.

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!