VARIEDADES

DG Entrevista – Fellipe Simões Duarte.
img


Nome Completo: Fellipe Simões Duarte

Profissão: Advogado

Data de nascimento: 23/09/1982

Time de Futebol: Brasil 

Hobby: Leitura

Uma música: Espelho, de João Nogueira

Um ídolo: Franz Kafka 

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

Creio que o maior benefício da atuação das serventias extrajudiciais seja trazer segurança jurídica a sociedade. Vejo que os cartórios são grandes aliados do cidadão e de empresas, pois existem diversos atos e situações que podem ser solucionados na via extrajudicial com total segurança.

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Todos os atos praticados pelos notários são de extrema relevância. Mas diante da entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil, embora pré-existente a este, a ata notarial tem ganhado notoriedade na comunidade jurídica. Trata-se, pois, de um relevante ato a ser mencionado, sobretudo na era digital. 

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

Atualmente, cada Estado possui seu próprio Código de Normas. Uma mudança significativa seria a criação de uma legislação única para todo o país, o que faria com que fossem evitadas divergências entre os estados. A unificação da legislação já é objeto de Projeto de Lei (PL nº 10.902/18), que pretende a criação de um Código Nacional de Normas. Vejo como uma importante mudança.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

O Direito Notarial e Registral é uma área em ascensão e o blog do DG cumpre o papel fundamental de difundir conhecimento sobre a matéria. Não só com o blog, mas também com os diversos cursos e livros disponibilizados no site e nas redes sociais. Gostaria, por fim, de agradecer o convite de participar desse excelente projeto. 

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!