VARIEDADES

Qual o papel dos cartórios de registro de títulos e documentos?
img


Transações imobiliárias, cartas, contratos de compra e venda, contratos de todos os tipos. Todos esses documentos representam um momento importante para o cidadão. Sendo assim, é necessário que se garanta a maior segurança possível para as partes. Para isso existem os cartórios de registro de títulos e documentos.

Além de perpetuar o conteúdo de um documento registrado, os cartórios de títulos e documentos têm a função de praticar registros de atos não atribuídos às demais naturezas de cartórios extrajudiciais. O registro feito na serventia tem a mesma validade do original, sem prazo de validade.

Conferir segurança ao documento verdadeiro é uma das funções do registro nesse tipo de cartório. Apesar de não ser obrigatório em alguns casos, é importante, pois o ato confere segurança jurídica e autenticidade, pontos importantes em transações de valor. O registro de títulos e documentos é essencial para dar autenticidade e tornar o conteúdo incontestável para as pessoas envolvidas e terceiros.

Quais documentos podem ser registrados?

Mais de 200 documentos diferentes podem ser registrados em um Cartório de Títulos e Documentos. Entre os mais comuns estão contratos, notificações extrajudiciais, testamentos particulares e atas de condomínio. A pessoa interessada em realizar o registro deve comparecer até uma serventia com os documentos que serão registrados.

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!