VARIEDADES

DG Entrevista – Anderson Nogueira Guedes.
img


Nome Completo: Anderson Nogueira Guedes

Profissão: Tabelião Substituto

Data de Nascimento: 23 de dezembro de 1979

Site/Redes Sociais:   andersonnogueiraguedes (Instagram)
                                 Anderson Nogueira Guedes (Facebook)
                                 andersonnogueiraguedes@hotmail.com (e-mail)

Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube

Hobbys:  - Música (é a minha vida);
                - Apreciar um saboroso café, desfrutando de uma boa companhia;
                - Ler bons livros e assistir a bons filmes.

Uma música: Difícil escolher uma só: "What a Wonderful World" (pela mensagem)

Um ídolo: JESUS CRISTO

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

É predominante, no atual estágio do conhecimento jurídico, a máxima de que sem o direito é impossível a vida do homem em sociedade ou que não há sociedade sem direito (ubi societas ibi jus). Por serem os cartórios destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, podemos dizer que estes, como um todo, são indispensáveis à ordem jurídica, social e econômica do nosso país: à ordem jurídica, porque têm o condão de gerar as almejadas segurança e eficácia jurídicas de uma infinidade de atos e negócios jurídicos - a meu ver, cerne da atividade; à ordem social, pois evitam que uma enxurrada de processos venha a abarrotar ainda mais o Judiciário Brasileiro, sendo um poderoso instrumento de pacificação social; e, à ordem econômica, porque possibilitam a geração e circulação de riquezas em nosso país.

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Todos os atos praticados pelas serventias extrajudiciais são muito importantes!

Desde uma simples autenticação ou um reconhecimento de firma até o processamento e registro de uma usucapião extrajudicial, ou de um inventário e partilha, todos os atos notariais e registrais são indispensáveis à população.

Mas, como tenho que escolher apenas um, destaco aqui o Registro de Nascimento, eis que imprescindível à vida de todo ser humano: à sua dignidade, à sua identidade (em sentido amplo), à salvaguarda de seus direitos e ao exercício da cidadania.

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

As atividades estão cada vez mais modernas e os cartórios cada vez mais aptos a prestar um bom atendimento à população. Mas como tudo na vida, devemos continuamente buscar o aperfeiçoamento e a excelência dos nossos serviços. Nesse sentido, gostaria de ver uma classe cada vez mais fortalecida e unida, levantando uma única bandeira: a da classe notarial e registral - independentemente da especialidade das serventias. Gostaria, ainda, de ver uma distribuição mais equitativa dos emolumentos, valorizando-se mais os oficiais de registro civil de pessoas naturais e de pessoas jurídicas, e de um piso mínimo nacional verdadeiramente justo e compatível com o tamanho da nossa responsabilidade. Por fim, mudaria a forma de tributação das serventias (excessivamente alta) e a forma de aferição dos pontos dos títulos nos concursos de ingresso, bem como buscaria uma maior padronização de procedimentos com um Código Notarial e Registral nacional.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

Inicialmente, agradeço ao amigo Arthur pela oportunidade, parabenizando-o pelo profissionalismo e pelo belo trabalho à frente do Blog do DG.

Aos amigos e leitores, deixo as palavras de um dos homens mais sábios da humanidade, Salomão, ao tempo que os estimulo a escreverem, nos livros de suas vidas, histórias de superação, honestidade e de inspiração:

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto.” (Provérbios, 24.3-5)

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!