VARIEDADES

DG Entrevista - Daniel Ragazzi de Azevedo.
img


Nome Completo: Daniel Ragazzi de Azevedo

Profissão: Tabelião 1º Ofício de Notas Comarca de Coronel Fabriciano –MG e Professor de Direito na Faculdade Pitágoras de Ensino- Ipatinga-MG.

Data de Nascimento: 17.08.1977

Site/Redes Sociais:

Instagram : @cartoriofabriciano

Facebook : cartoriofabriciano-1º Ofício de Notas Fabriciano-MG

Time de Futebol: Clube Atlético Mineiro

Hobby: Aquarismo e gastronomia

Uma música: Aquarela -Toquinho

Um ídolo: minha família

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

Penso que a atividade notarial e registral apresenta-se como de extrema importância para a sociedade brasileira. Se pensarmos sobre a ótica do Direito Material percebemos que os cartórios são, na prática, os garantidores, por excelência, dos direitos inerentes aos cidadãos. Através da prática e posterior Publicidade de seus atos, os Cartórios acabam por permitir que referidos direitos de fato se concretizem! Pensemos, por exemplo, no Direito de Família! Seria possível estabelecer os direitos aos cônjuges sem que houvesse uma certidão informando a data, o local, o regime de bens adotado por aquele casal e que o casamento fora de fato realizado e por livre e espontânea vontade das partes?  Seria possível se pleitear direitos sucessórios sem que houvesse uma certidão em  que se comprova a qualidade de herdeiro do falecido? Imaginem uma pessoa reivindicando a propriedade de um imóvel sem a competente Matrícula Imobiliária que comprova quem de fato é o proprietário do bem? A resposta é simples! Por de traz de todas estas Certidões (Casamento, Nascimento, Matrícula do Imóvel) existem profissionais, que, dotados de conhecimento jurídico, foram investidos por Delegação do Estado na função notários e registradores cuja função, em síntese, é a de conferir eficácia e segurança em cada um dos atos por eles praticados, exatamente para proteção dos direitos dos cidadãos!

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Pergunta de difícil resposta. Não há como escalonar atos de maior ou menor importância. Em minha opinião todos os atos notariais são de uma importância fundamental para a segurança e eficácia dos negócios jurídicos realizados.  Um ato que tem me chamado muita atenção é a ATA NOTARIAL que tem sido muito utilizada, pois que possibilita ao tabelião, através de seus sentidos, materializar uma situação fática existente, dando fé pública aquele fato para que, inclusive, possa ser utilizado como meio de prova em instrução de um processo judicial. Temos lavrado inúmeras Atas Notariais neste aspecto, a maioria delas, em assuntos relacionados às Redes Sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram etc).

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

Se pudesse alterar algum aspecto da atividade, indicaria um estudo para tentar conduzir às serventias notariais uma maior gama de demandas judiciais que poderiam, sem qualquer prejuízo às partes, e sempre de forma consensual, serem resolvidas e formalizadas no Extrajudicial com o objetivo de dar sequência ao processo de Desjudicialização, com o intuito, único e exclusivo, de se desafogar o Poder Judiciário e, por consequência, conferir aos cidadãos mais acesso à justiça.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

Agradeço a Oportunidade conferida pelo nosso Ilustre Dr. Arthur Del Guércio Neto, e aproveito para parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado. Da mesma forma deixo aqui um grande e saudoso abraço aos leitores do Blog do DG, me colocando desde já à disposição de todos através do e-mail: cartoriofabriciano@hotmail.com

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!