VARIEDADES

DG Entrevista – Carlos Londe.
img

Nome Completo: Carlos Rogério de Oliveira Londe.

Profissão: Tabelião de Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida na Comarca de Itamarandiba – MG.

Data de Nascimento: 16/11/1975.

Site/Redes Sociais:    Instagram: londe_carlos

Facebook: https://www.facebook.com/carloslonde

Time de Futebol: Sport Club Corinthians Paulista.

Hobby: Atividades físicas.

Uma música: Uma música só é difícil. Rock, blues, enfim, música boa!

Um ídolo: Meus pais.

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira? 

O destaque dos cartórios me parece ser a segurança jurídica proporcionada aos cidadãos.  É algo intangível, que não se pode tocar e que muitos não veem (ao afirmar, por exemplo, ser um absurdo pagar determinada quantia por uma “folha de papel”). Nos cartórios, nós não fornecemos “folhas de papel”, mas sim seu conteúdo, cuidadosamente analisado pelo tabelião / registrador, profissional do Direito aprovado em concurso de provas e títulos e provido de fé pública, garantindo ao cidadão, por exemplo, que determinado título foi protestado, a transferência de uma propriedade imobiliária etc.. E, quando se coloca a segurança jurídica na análise do custo-benefício, percebe-se que os valores são compatíveis com a complexidade enfrentada pelos tabeliães e registradores. Por fim, é exatamente por conta da segurança jurídica que os estelionatários odeiam os cartórios.

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Dentro dos cartórios de protesto, especialidade em que atuo, creio ser de extrema importância o protesto extrajudicial da dívida ativa, tanto que foi o tema de minha dissertação de mestrado. Não pode haver justiça fiscal se uma parcela dos contribuintes decide não cumprir com suas obrigações (leia-se, o pagamento dos impostos e demais tributos). O protesto da dívida ativa trouxe para o Poder Público uma ferramenta extremamente efetiva, célere e com custo zero para o Poder Público em todos os Estados para a recuperação da dívida ativa, que antes só podia ser cobrada via execução fiscal, um procedimento judicial demorado, caro e de baixíssima efetividade. A cobrança efetiva da dívida ativa pode ser um dos elementos para a redução da carga tributária dos bons pagadores, algo que qualquer governo justo deve buscar em todas as esferas (federal, estadual e municipal).

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

Algo que tenho tentado mudar inclusive na minha atuação é estar mais perto do cidadão. Sete anos atrás, quando iniciei minhas atividades como Tabelião de Protesto em Bueno Brandão – MG, logo investi na renovação do meu guarda-roupa com calças e camisas sociais, blazers e afins; em pouco tempo, percebi que as pessoas acabavam se afastando, tendo receio de vir conversar comigo por conta da vestimenta. Quem me chamou a atenção para esse fato foi minha então funcionária. A partir de então, sou mais um a usar uniforme no cartório, o que me aproxima da população em geral e, de forma alguma, diminui a confiança das pessoas em minha atuação. Outro ponto que precisamos mudar (no Direito como um todo) é termos um vocabulário mais acessível à população em geral, sem perder a cientificidade.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

É muito gratificante conversar com as pessoas que admiram nosso trabalho, nossa atuação, pois é nelas que pensamos quando atualizamos nossas aulas, gravamos nossos vídeos. Como professor, é incomparável o momento em que o aluno te diz que finalmente conseguiu entender determinado assunto, é um prazer inenarrável, principalmente quando a gente leciona uma disciplina tão “amada” quanto títulos de crédito. A vocês, minhas redes sociais estão à disposição para que possamos estar em contato contínuo, com críticas, sugestões etc. Por fim, minha gratidão a vocês!

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!