VARIEDADES

Central Nacional de Registro Civil – grande ganho para a população!
img

Desde junho de 2017, existe um portal online que integra todos os Cartórios de Registro Civil do País. A Central Nacional de Registro Civil (CRC) foi instituída pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça e, atualmente, é mantida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR).

A Central foi construída com o objetivo principal de reunir toda a base de informações de atos praticados pelo registro civil, tais como nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, ausências e interdições. Por integrar todos os estados brasileiros, a CRC permite a localização de assentos em tempo real de qualquer local.

Isso significa que, se um cidadão nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais e, atualmente, mora no Rio Grande do Sul, ele não precisa ir até o cartório mineiro para solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento. Isso equivale a todos os atos praticados pelo registro civil.

Para a população o portal é extremamente vantajoso, já que permite que os cartórios tenham suas bases de dados disponibilizadas em uma central. A iniciativa possibilita que a segunda via da certidão de nascimentos, casamento e óbito seja solicitada de qualquer lugar por meio do site oficial do Registro Civil (www.registrocivil.org.br) ou diretamente em um Cartório de Registro Civil.

Além da facilidade pela busca de segunda via de certidão, a Central Nacional de Registro Civil também possui uma integração com o site do Registro Civil, que auxilia na busca por pessoas desaparecidas pela internet. Dentro do portal, há uma lista de óbitos desconhecidos registrados, que pode ajudar a localizar uma pessoa desaparecida.

A CRC possibilita, também, a interligação com o Ministério das Relações Exteriores, com a finalidade de obter dados e documentos referentes aos atos da vida civil de brasileiros ocorridos no exterior, assim como permitir às repartições consulares do Brasil a participação no sistema de localização de registros e solicitação de certidões do registro civil das pessoas naturais.

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!