VARIEDADES

DG Entrevista - João Paulo Lamounier Vilela Marcondes.
img

Nome Completo: João Paulo Lamounier Vilela Marcondes

Profissão: Advogado

Data de Nascimento: 30 de julho de 1984

Site/Redes Sociais: instagram @joaopaulo.vilela

Time de Futebol: Cruzeiro

Hobby: Cozinhar e leitura

Uma música: Luz divina - Roberto Carlos

Um ídolo: Papa João Paulo II

1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

Sem medo de errar, a segurança jurídica proporcionada pelas serventias extrajudiciais é o maior benefício para a sociedade brasileira. Desde antes mesmo do nascimento, já que possível o reconhecimento prévio de paternidade, a disposição testamentária em favor de prole futura e a dotação patrimonial para instituição de fundação, até o pós-morte, a atividade notarial e registral está presente na vida das pessoas, assegurando direitos, regulando relações e gerando pacificação social.

2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

Embora todos os atos praticados pelas serventias tenham grande relevância, já que cada um, a seu tempo, confere ou gera efeitos jurídicos importantes para quem o busca, o registro de nascimento e a emissão da respectiva certidão são atos que, de uma só vez, abrem as portas da dignidade para a pessoa humana possibilitando o acesso a direitos e garantias fundamentais, consubstanciam indicativos imprescindíveis para formação de políticas públicas e para a repartição de receitas públicas etc.

3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

As instituições notariais e de registro estão inseridas num complexo sistema jurídico e econômico que tutela, em última análise, a segurança jurídica, a propriedade e a dignidade da pessoa humana. É necessário que nossas normas, especialmente as administrativas estaduais, tenham elevado grau de interação adaptativa da função notarial e registral com a sociedade, principalmente com a economia e o mercado. Atualmente, novos desafios  se antepõem à atividade notarial e de registros com o surgimento de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial e em blockchain, além das exigências de eficiência produtiva e adaptativa e redução dos entraves burocráticos, que podem traduzir no aperfeiçoamento e evolução das atividades desempenhadas pelas serventias a um novo e inédito patamar ou, por outro lado, em sua completa aniquilação em curto espaço de tempo. Esses e outros desafios instam o notariado e os registros públicos a buscarem constantemente a eficiência adaptativa, sob pena de obsolescência e extinção.

4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG.

Estamos vivendo momentos difíceis que nos demandam uma postura de adaptação, de resiliência, de compromisso com a vida e com o próximo. É preciso que, independentemente da religião professada, busquemos força naquilo que cremos e verdadeiramente nos constitui para poder atravessar com coragem e fé esses momentos sombrios e incertos. É necessário também auxiliar, com palavras ou materialmente, aqueles que nos cercam a também encontrarem força e fé para seguir em frente. Juntos, em comunhão, somos mais fortes para superar esse momento adverso. Para a atividade notarial e registral, a busca constante por eficiência e por evolução na prestação do serviço é um mandamento a ser seguido.

Ainda não existem comentários para este Post!!!

Seja o primeiro a comentar!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios!